Defesa Civil alerta para risco de temporais com ventania neste fim de semana

Por Secretaria de Governo e Comunicação
11/05/2017 14:59
Devido a um ciclone extratropical, que se forma entre o litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul, a previsão para este fim de semana é de chuva e temporais com ventania em todas regiões do Estado. O alerta foi emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, com base em informações coletadas pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram). 
 
De acordo com o órgão, a previsão é de que chova de 40 a 60 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, e de 20 a 30 mm nas demais regiões. Há possibilidade de chuva moderada a forte, além de rajadas de vento que podem chegar a mais de 60 km/h a partir da noite de sábado e madrugada de domingo. 
 
Durante a tarde e noite desta quinta-feira, 11, devem ocorrer pancadas isoladas de chuva com trovoadas no extremo Oeste. 
 
Já amanhã, 12, a previsão é de sol com variação de nuvens na maioria das regiões do Estado. No Oeste e Meio Oeste, as condições são de chuva isolada entre a madrugada e manhã de sexta-feira. No Planalto Sul e Litoral Norte, o tempo ficará instável, com períodos de chuva durante todo o dia. 
 
Caso as previsões se confirmem, a entidade recomenda à população que evite áreas de inundação e que sigam as seguintes recomendações:
 
- Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
 
- Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
 
Para atendimento em casos de emergências ou solicitações, o órgão coloca à disposição da população os seguintes telefones:
 
- Corpo de Bombeiros Militar: 193
- Corpo de Bombeiros Voluntários:  3447-1848 / 1863
- Departamento de Comunicação Social:  98462-5506
- Defesa Civil: 9969-8930
- Celesc 0800-480196
Download das fotos em alta resolução
Carregando