Facebook
Twitter
Youtube

Notícias

Vacinação contra gripe deve imunizar sete mil pessoas em Araquari

Moradores de bairros que não possuem sala de vacinação também serão contemplados com ações
Data de inclusão: 17/04/2017 11:19
A 19ª campanha nacional de vacinação contra influenza começa nesta segunda-feira, 17, e segue até 26 de maio, sendo que o dia D de vacinação será no dia 13 de maio. Este ano, a meta definida pelo Ministério da Saúde é atingir 90% do público alvo. Em Araquari, sete mil pessoas devem ser imunizadas em seis postos de saúde que realizam a vacinação. 
 
Nesta primeira semana, do dia 17 a 20, serão priorizados os idosos com mais de 60 anos e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas. De acordo com informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (DIVE), essa medida baseou-se por ser o grupo que mais internou (72%) e morreu (77%) por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em 2016.
 
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Araquari, Ana Paula dos Reis, todos os anos o município já alcança a média de 90% de cobertura. Apesar disso, a novidade para esta campanha será a contemplação com um dia de vacinação nos bairros Corveta, Barra do Itapocu, Morro Grande e Guamiranga. “Nós vamos mobilizar nossos profissionais para levar vacinação a estes quatro bairros que não possuem sala de vacinação. As datas ainda serão confirmadas e iremos divulgar aos moradores dessas localidades.”
 
Outra novidade para este ano é a recomendação da DIVE para que a vacinação contra o tétano seja intensificada neste mesmo período. Apesar de haver registro de poucos casos em Santa Catarina, ano passado foram 12, boa parte evolui de forma grave, levando o paciente a óbito. A vacinação é a única forma de evitar a doença, porém é necessário tomar três doses, com reforço a cada dez anos, para garantir a imunização.
 
Público-alvo:
 
Idosos com mais de 60 anos;
Crianças menores de cinco anos;
Trabalhadores de saúde das seguintes áreas sejam de nível superior ou técnico: medicina, odontologia, enfermagem, serviço social, educação física, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, biologia, nutrição, veterinária, psicologia. (Esses profissionais devem apresentar registro no respectivo conselho);
Professores de escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior; professores auxiliares e auxiliar de sala. (A comprovação deve ser feita com carteira de identificação profissional, contracheque ou crachá);
Grávidas e mulheres até 45 dias depois do parto;
Portadores de doenças crônicas (diabetes, cardiopatas e transplantados);
População indígena.
 
Locais de vacinação:
 
Unidade de Saúde Centro
Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral - Porto Grande 
Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu
Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha
Unidade de Saúde Nicanor Corrente - Itinga I
Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II
 
Horário de atendimento para vacinação: 8h30 às 12h e das 13h às 16h30
 

Imagens relacionadas

Vacinação contra gripe deve imunizar sete mil pessoas em Araquari
Rua Coronel Almeida, nº 60
Bairro: Centro
Cep: 89245-000
Araquari (SC)
(47) 3447-7700
Todos os direitos reservados © 2017 - Prefeitura de Araquari