Vacinação contra gripe deve imunizar sete mil pessoas em Araquari

Moradores de bairros que não possuem sala de vacinação também serão contemplados com ações
Por Secretaria de Governo e Comunicação
17/04/2017 11:19
A 19ª campanha nacional de vacinação contra influenza começa nesta segunda-feira, 17, e segue até 26 de maio, sendo que o dia D de vacinação será no dia 13 de maio. Este ano, a meta definida pelo Ministério da Saúde é atingir 90% do público alvo. Em Araquari, sete mil pessoas devem ser imunizadas em seis postos de saúde que realizam a vacinação. 
 
Nesta primeira semana, do dia 17 a 20, serão priorizados os idosos com mais de 60 anos e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas. De acordo com informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (DIVE), essa medida baseou-se por ser o grupo que mais internou (72%) e morreu (77%) por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em 2016.
 
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Araquari, Ana Paula dos Reis, todos os anos o município já alcança a média de 90% de cobertura. Apesar disso, a novidade para esta campanha será a contemplação com um dia de vacinação nos bairros Corveta, Barra do Itapocu, Morro Grande e Guamiranga. “Nós vamos mobilizar nossos profissionais para levar vacinação a estes quatro bairros que não possuem sala de vacinação. As datas ainda serão confirmadas e iremos divulgar aos moradores dessas localidades.”
 
Outra novidade para este ano é a recomendação da DIVE para que a vacinação contra o tétano seja intensificada neste mesmo período. Apesar de haver registro de poucos casos em Santa Catarina, ano passado foram 12, boa parte evolui de forma grave, levando o paciente a óbito. A vacinação é a única forma de evitar a doença, porém é necessário tomar três doses, com reforço a cada dez anos, para garantir a imunização.
 
Público-alvo:
 
Idosos com mais de 60 anos;
Crianças menores de cinco anos;
Trabalhadores de saúde das seguintes áreas sejam de nível superior ou técnico: medicina, odontologia, enfermagem, serviço social, educação física, farmácia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, biologia, nutrição, veterinária, psicologia. (Esses profissionais devem apresentar registro no respectivo conselho);
Professores de escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior; professores auxiliares e auxiliar de sala. (A comprovação deve ser feita com carteira de identificação profissional, contracheque ou crachá);
Grávidas e mulheres até 45 dias depois do parto;
Portadores de doenças crônicas (diabetes, cardiopatas e transplantados);
População indígena.
 
Locais de vacinação:
 
Unidade de Saúde Centro
Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral - Porto Grande 
Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu
Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha
Unidade de Saúde Nicanor Corrente - Itinga I
Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II
 
Horário de atendimento para vacinação: 8h30 às 12h e das 13h às 16h30
 
Download das fotos em alta resolução
Carregando