Prefeitura inicia primeira etapa do projeto de revitalização da orla da praia da Barra do Itapocu

Por Secretaria de Governo e Comunicação
12/04/2017 14:23
A primeira etapa do projeto de revitalização da orla da praia da Barra do Itapocu, em Araquari, teve início na última sexta-feira, 7, e resultou em mais de 40 sacos de lixo recolhidos em toda a extensão da praia. O trecho de areia que passa pela revitalização fica entre os balneários de Barra do Sul e Barra Velha e tem aproximadamente três quilômetros. 
 
A iniciativa, que faz parte do projeto “RevitalizAraquari”, foi executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Econômico e Sustentável (SDS), e contou com o apoio de pelo menos 100 voluntários, entre eles da Defesa Civil, Subprefeitura do Itapocu, Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari (CBVA), Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), Vigilância Sanitária, além das secretarias de Planejamento, Turismo e Agricultura. Alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) e da Escola Municipal João Serafim Timóteo também participaram da ação. 
 
O prefeito Clenilton Carlos Pereira estava entre os voluntários que ajudou a recolher os entulhos. De acordo com ele, a movimentação de banhistas durante os fins de semana e a falta de conscientização ambiental são uma das principais causas pelo o acúmulo do lixo na praia da Barra do Itapocu. “É uma questão de saúde pública, pois os materiais que estão na praia podem ferir ou contaminar turistas e moradores que a frequentam”, conta.  “Por isso, essa ação visa, além de tudo, trazer mais segurança aos usuários e respeito à natureza”, conclui.  
 
Vários tipos de resíduos sólidos como embalagens plásticas, vidro, madeira, garrafas e acessórios de pesca foram coletados. Segundo o secretário-adjunto de Desenvolvimento, Ivaldo Mario de Souza, a quantidade de lixo recolhido da orla da praia foi tão grande, que será preciso realizar uma segunda ação de limpeza. “A situação na região aponta para uma necessidade da continuidade dos trabalhos de retirada dos resíduos”, explica.  
 
Além da limpeza à beira-mar, as equipes plantaram aproximadamente 100 mudas de árvores de diversas espécies e construíram de cercas para impedir a passagem de veículos ao longo da praia. Além disso, a Defesa Civil e Fundema instalaram placas de sinalização para banhistas, como as que indicam risco de afogamento e lixeiras.
 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Edson Pereira, essa foi a primeira ação de revitalização promovida pela Prefeitura na orla da praia. “Na história de Araquari, essa foi a primeira vez que houve uma mobilização dessa natureza”, ressalta. 
 
A segunda fase do projeto deve contemplar a construção de um deck de madeira para proteção da restinga, postes com painéis de energia solar e guarita de salva-vidas.
Download das fotos em alta resolução
Carregando