Araquari celebra 141 anos com desfile cívico

As comemorações iniciaram com sessão solene e entrega de livro
Por Secretaria de Governo e Comunicação
05/04/2017 22:02
Nem mesmo a chuva, prestes a cair na manhã desta quarta-feira (5), desanimou a população que se espalhou ao longo da Avenida Nereu Ramos para assistir ao desfile cívico em comemoração aos 141 anos de Araquari. O tradicional evento reuniu cerca de 400 pessoas, de escolas e entidades, que marcharam e prestaram homenagens à cidade.

Ao todo foram 37 pelotões. As nove escolas municipais e os 15 Centros de Educação Infantil foram divididos por região: BR 101, Itinga, Porto Grande e Centro. As apresentações destacaram o desenvolvimento econômico de cada região da cidade. Participaram também do desfile cívico, as três escolas estaduais, o Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina, Bombeiro Militar, Bombeiro Voluntário, Polícia Militar e APAE.

Antes do desfile cívico aconteceu a sessão solene no Salão Paroquial. Alunos da Escola Municipal Rosalvo Fernandes fizeram uma apresentação homenageando os pescadores de Araquari. A rede estadual foi representada pelos alunos da Escola de Educação Básica Almirante Boiteux que apresentaram pontos importantes da história de Araquari.

O momento mais importante da cerimônia foi a entrega do livro “Historia Viva: Célebres Moradores” a dez personalidades que tiveram suas histórias retratadas na obra. De autoria de Alessandro dos Santos Leitão e Elizabeth Santos Nunez, o livro conta a história de homens e mulheres que durante décadas ajudaram a formar os costumes e tradições de Araquari.

“Araquari vive um momento de desenvolvimento, de crescimento, mas não podemos esquecer jamais a história que nos fez chegar até aqui. Hoje comemoramos 141 anos de emancipação e essas dez pessoas que estão eternizadas nas páginas desse livro contam a nossa história, os nossos costumes”, declarou o prefeito Clenilton Carlos Pereira.

Durante todo o dia as voluntárias do Projeto Esperança Animal Araquari estavam com a Feirinha da PEAA, na Praça Monsenhor Sebastião Scarzello. O objetivo foi conscientizar a população sobre os cuidados com os animais, além da venda de camisetas, chaveiros. Na mesma Praça, cerca de 20 artesãos estavam vendendo seus produtos na 1ª Feirinha da Praça deste ano.

Por conta do mal tempo e previsão de chuva, o Passeio Ciclístico “Pedala Araquari” que aconteceria às 17h foi adiado. A nova data ainda será divulgada.