Orla da praia da Barra do Itapocu passará por revitalização

Por Secretaria de Governo e Comunicação
03/04/2017 10:54
A primeira fase de revitalização da orla da praia da Barra do Itapocu, em Araquari, deve iniciar no dia 7 de abril. O trecho de areia que vai passar pela revitalização fica entre os balneários de Barra do Sul e Barra Velha e tem três quilômetros de extensão.  Já a segunda fase do projeto deve contemplar a construção de um deck de madeira para proteção da restinga e guarita de salva-vidas. 
 
A ação será executada pela Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Econômico e Sustentável (SDS), e terá apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari (CBVA) e Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), das secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão, Turismo Esporte e Lazer, além da Subprefeitura do Itapocu, Instituto Federal Catarinense (IFC) e população local. 
 
Entre as melhorias para a beira-mar está a retirada do lixo deixado na região por banhistas e trazidos pelo mar pelos navios que navegam na costa brasileira, plantio de 100 mudas de árvores de diversas espécies e construção de cercas para impedir a passagem de veículos ao longo da praia. 
 
No projeto de revitalização também estão previstos a colocação de placas de sinalização para banhistas, como as que indicam risco de afogamento, lixeiras e postes com painéis de energia solar. 
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Pereira, a segunda fase da implantação do projeto deve ser iniciada até o próximo verão. “É o início de uma grande operação para proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento do turismo na região”, explica. 
 
A limpeza terá inicio às 8h, à partir da ponte pênsil. Alunos da Escola Municipal João Serafim Timóteo também devem participar da ação. “A proposta é envolver a comunidade no processo e incentivar a participação na implantação e manutenção do projeto”, conclui o secretário adjunto da SDS, Ivaldo Mario de Souza.   
 
Ainda segundo Ivaldo, todo material recolhido será separado e encaminhado para reciclagem. 
Download das fotos em alta resolução
Carregando