Governo inicia projeto de neutralização de carbono

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável plantará árvores equivalentes a quantidade de gás carbônico emitido pela equipe
Data de inclusão: 30/03/2017 16:16
Adotar políticas ambientais para fazer dessa gestão totalmente sustentável é o objetivo de um projeto que está sendo implantado na Prefeitura de Araquari. O pontapé inicial foi dado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDES), que lançou nesta semana o projeto de neutralização de carbono. A compensação é feita por meio de plantio de árvores.

A ideia surgiu a partir da necessidade de alertar a sociedade sobre as maneiras de reduzir a emissão de carbono ou então, como é o caso do projeto, neutralizar. “Nós entendemos que faz parte do desenvolvimento a questão da sustentabilidade. Nossa missão aqui não é só trazer empresas para alavancar a economia de Araquari, mas tão importante quando isso, é colaborar com o meio ambiente e incentivar a sociedade”, explica Edson Manoel Pereira, responsável pela pasta.

O gás carbônico é tido como um dos vilões do efeito estufa, processo que contribui com o aumento da temperatura no planeta, por que ele é capaz de absorver parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, evitando que elas escapem para o espaço.  O dióxido de carbono está em excesso na atmosfera, devido ao desmatamento e à queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural).

Para ter uma ideia, o gás carbônico está presente em praticamente tudo o que consumimos e usamos. Por exemplo, uma pessoa que gaste por mês em média R$100 em energia elétrica, R$ 30 de gás de cozinha, percorra cerca de 500 km por carro a gasolina, consuma carnes bovina, suína, e de frango, produz em um ano 1,84 toneladas de dióxido de carbono. Neste caso, para compensar a emissão de CO2, seriam necessário plantar pelo menos 12 árvores.

O cálculo de compensação pode ser feito por uma calculadora online no site da organização Iniciativa Verde. O método foi usado pelos quatro funcionários da SDES Araquari para chegar ao número de 81 árvores que serão plantadas na Barra do Itapocu, no dia 7 de abril. O plantio dessas árvores faz parte da primeira etapa do projeto de revitalização da praia da Barra do Itapocu, que deve receber também, mutirão de limpeza, placas de sinalização e lixeiras.

O projeto de neutralização de carbono foi protolocado na Fundação Municipal do Meio Ambiente e deve, em breve, ser estendido a outras secretarias da administração municipal, como o gabinete do Prefeito.

Governo inicia projeto de neutralização de carbono
Rua Coronel Almeida, nº 60