Facebook
Twitter
Youtube

Notícias

Araquari terá aumento de 24,2% na arrecadação do ICMS em 2017

Data de inclusão: 15/03/2017 15:26
De acordo com os indicadores de participação dos municípios na fatia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), o Índice de Participação dos Municípios (IPM), Araquari terá um aumento de 24,2% em 2017 em relação a 2016. A informação foi divulgada ontem (14) pela Secretaria de Administração e Finanças. O município vem registrando aumentos consecutivos na arrecadação do ICMS e de outros tributos, reflexo da instalação da montadora BMW.  
 
Segundo o relatório da Associação de Municípios do Estado de Santa Catarina (AMUNESC), o IPM do município passou de 0,556% para 0,691%. O índice representa um incremento de R$ 7,4 milhões a mais nos cofres do Executivo. Neste ano, a previsão é de que Araquari receba R$ 32,4 milhões do ICMS. 
 
O resultado de 2017 se deve principalmente a vinda da montadora BMW para Araquari. Esse alto desempenho, segundo o prefeito Clenilton Carlos Pereira, também é reflexo de um trabalho iniciado em 2009, quando foram redefinidas as políticas de desenvolvimento econômico e industrial no município. Na época, Clenilton ocupava a pasta de Desenvolvimento Econômico da cidade. “Implantamos medidas que provocaram um grau confiança em empresários e investidores, que foram essenciais para a vinda de grandes indústrias como a BMW para o município”, comenta. 
 
Ainda de acordo com Clenilton, o aumento da arrecadação é importante para o governo privilegiar investimentos em áreas deficitárias. “Para 2017, o objetivo é dar prioridade a três setores distintos, mas interdependentes, como saúde, educação e infraestrutura”, explica.

AEROPORTO INTERNACIONAL – Outro fator que vai impulsionar o índice de arrecadação de Araquari é a construção do Complexo Intermodal Catarinense (CIC), estrutura que deve agregar obras como aeroporto, terminal ferroviário e marítimo e zona de processamento de exportação, em uma área de 27 milhões de metros quadrados entre os municípios de Araquari e Balneário Barra do Sul.  Segundo Clenilton, a expectativa é de que seja marcada para o próximo mês uma reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para discutir o assunto.
 
“Com gestão financeira equilibrada e competente dos tributos, vamos ter condições para tornar o que era impossível há dez anos em realidade hoje. Para isso, Araquari está sendo pensada para suportar uma nova e grandiosa etapa de desenvolvimento”, garante. 

Imagens relacionadas

Araquari terá aumento de 24,2% na arrecadação do ICMS em 2017
Rua Coronel Almeida, nº 60
Bairro: Centro
Cep: 89245-000
Araquari (SC)
(47) 3447-7700
Todos os direitos reservados © 2017 - Prefeitura de Araquari