Notícias

Em visita a Brasília, prefeito e secretário de Planejamento solicitam recursos para Araquari

Data de inclusão: 18/02/2017 11:57
Antes de visitar pelo menos dez deputados e dois senadores, agendada para os dias 15 e 16 em Brasília, o prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, junto ao secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jaime Gregianin, se encontraram com os deputados federais Marco Tebaldi e Mauro Mariani para solicitar recursos para Araquari.

Na reunião com Tebaldi, Clenilton destacou o projeto de pavimentação de cerca de cinco quilômetros da Estrada Geral da Corveta, que é um dos principais acessos que ligam duas rodovias federais: a BR-280 e a BR-101. O local tem grande circulação de caminhões e veículos, mas por causa do tráfego intenso na via, os moradores da região têm enfrentando dificuldades devido à poeira e a lama.

Segundo o prefeito, o objetivo da interligação entre as duas rodovias é criar rotas alternativas para desafogar o trânsito na BR-280, onde há grande concentração de veículos nos finais de semana. “É uma questão de longo prazo, mas é um pleito que visa o desenvolvimento de Araquari”, explicou. “Por isso, estamos buscando recursos para melhorar a mobilidade urbana em nossa região”, completou.

O prefeito destacou ainda a importância de viabilizar o projeto de construção do Complexo Intermodal Catarinense (CIC), estrutura que deve agregar obras como aeroporto, terminal ferroviário e marítimo e zona de processamento de exportação, em uma área de 27 milhões de metros quadrados entre os municípios de Araquari e Balneário Barra do Sul.  Segundo Clenilton, a expectativa é de que seja marcada para o próximo mês uma reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para discutir o assunto.

Além da ANAC, também foi solicitado uma audiência com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na qual será pedida a construção de um viaduto no Km 67 da BR-101 para a movimentação de caminhões e fornecedores de empresas instaladas às margens da rodovia. Dentro do pacote de travessia urbana, além do viaduto, também será solicitado à construção de uma passarela para atender a comunidade Canudos e os alunos do Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina (IAESC).

De acordo com o secretário de Planejamento, moradores e trabalhadores que vivem às margens da rodovia precisam se deslocar até sete quilômetros para cruzar a pista. “É fundamental criar alternativas de acessos para esses usuários, seja para facilitar a mobilidade ou para assegurar a vida deles”, contou.

O segundo encontro ocorreu no gabinete do deputado federal Mauro Mariani. Na pauta, estava o pedido de intervenção junto ao Ministério do Turismo para a continuidade das obras de pavimentação da Estrada Geral da Barra do Itapocu – projeto que integra a Costa do Encanto. Os recursos vieram de emenda parlamentar, na ordem de R$ 10,9 milhões.

O projeto prevê a pavimentação de aproximadamente 15 quilômetros de estrada, dividido em dois lotes. O primeiro refere-se ao trecho de 3,7 quilômetros de extensão da rua Maringá, que inicia no Km 74 da BR-101 e segue por 6,7 quilômetros pela Estrada Geral da Barra do Itapocu até o acesso a praia de Salinas, em Balneário Barra do Sul. Na primeira etapa serão investidos aproximadamente R$ 7,3 milhões. O segundo lote compreende a pavimentação de cinco quilômetros da Estrada Geral do Morro Grande, que dá acesso à BR-101.

As obras chegaram a ser iniciadas em 2014, mas pararam poucos meses depois por falta de repasse do governo federal. Para solucionar o problema, o plano de Mariani é levar o ministro do Turismo, Marx Beltrão, em Araquari para conhecer o projeto e cobrar a liberação de verbas atrasadas para prosseguir com as obras.

OUTRAS VISITAS – Durante a visita à capital federal, a equipe também esteve nos gabinetes dos deputados federais Valdir Colatto, Rogério Mendonça, João Rodrigues, Pedro Francisco Uczai, Jorge Catarino Leonardeli Boeira entre outros. Além dos parlamentares, Clenilton e Jaime foram recebidos pelos senadores Paulo Bauer e Dalírio José Beber, onde foi discutido mais investimentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura para Araquari.

Imagens relacionadas

Rua Coronel Almeida, nº 60