Festa do Caranguejo de Araquari acontece nos dias 3,4 e 5 de fevereiro

Evento reúne gastronomia, atrações musicais e ações artísticas, às margens do rio Paraty
Por Secretaria de Governo e Comunicação
20/01/2017 12:47
Quem chegar ao Portinho João Arriola, às margens do rio Paraty em Araquari, nos dias 3,4 e 5 de fevereiro irá encontrar um cenário de festa familiar, típica de verão. Onde o rio, o mangue, as árvores e a própria composição com a natureza passam um clima relaxante. E tudo isso, unido à gastronomia de frutos do mar, atrações musicais e ações artísticas e de educação ambiental, na 4ª edição da Festa do Caranguejo.  
 
A festa é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esporte. “Esta é uma festa voltada para a família e para os amigos e, tem atraído pessoas de diversas regiões do país. Nos anos anteriores nós recebemos pessoas vindas de Florianópolis, Joinville, São Francisco do Sul, Salvador, Curitiba, Aracaju, Jaraguá do Sul, Porto Belo, Itajaí, São José, Porto União e Pinhais. Além disso, é uma festa para valorizar a cultura da extração de caranguejo que é bem forte em nossa cidade”, informa o secretário Paulino Sérgio Travasso. 
 
Visitantes que já fazem parte da festa, como o empresário Luciano Carlos Queiróz, de 37 anos, que participou de todas as edições anteriores. Luciano vem de União da Vitória (Paraná) e já se programou para estar presente também na 4ª edição.   
 
“Desde a primeira edição, eu e a minha esposa vamos até Araquari prestigiar a festa. Gostamos muito, pois nos sentimentos bem à vontade, comendo caranguejo, ouvindo um bom samba e tomando uma cerveja gelada”, diz. 
 
Na primeira edição da festa eles vieram sozinhos, mas, na segunda já trouxeram um casal de amigos e alguns familiares, o mesmo na terceira edição. E para esse ano, Luciano já tem mais uma convidada para apresentar ao evento e à cidade: “Esse ano será muito mais especial, pois levaremos nossa filha Clara, de 5 meses para conhecer a festa e seus atrativos”. 
 
Além dos pratos à base de frutos do mar, o evento terá lanches diversos para quem prefere outro tipo de comida e a novidade ainda são os lanches para crianças que geralmente não apreciam tanto um prato à base de caranguejo, por exemplo. Para os pequenos também haverá brinquedos como cama elástica, piscina de bolinhas e outras atrações. 
 
Em 2016, mais de 8 mil pessoas passaram pela festa, durante os três dias. Para esse ano, a organização espera receber 10 mil pessoas. E quem visitar o evento além de saborear um prato à base do crustáceo, ainda poderá curtir as atrações musicais, e mais voltado para as crianças, com caráter de educação ambiental, uma palestra com Chico Lam, o criador do quadrinho “Menino Caranguejo” que estará distribuindo almanaques e vendendo seu mais novo livro pelo preço de R$40.
 
E quem tiver barco, ainda poderá vir pelo rio Paraty, que compõem o cenário da festa.  
 
Confira a programação:
Sexta-feira (3/2)
 
19h – Banda Etc e Tal (Pop Rock)
21h30 – Grupo Só Hoje (Samba)
23h45 – Thallys e Vinicius (Sertanejo)  
 
Sábado (4/2)
10h30 – O menino caranguejo, com Chico Lam
11h – Felícia Oliveira e Digo Ventura (MPB)
14h - Di Moraes e Matheus (Sertanejo)
17h – Grupo Papo Reto (Pagode)
20h- Leo Mattos e Banda (Sertanejo)
23h30 – Grupo Di Presença (Pagode)
 
Domingo (5/2)
11h – Chora Cavaco e Bera Samba (Rádio/Samba)
14h30 – Bruno e Bonatelli (Pagode/Sertanejo)
17h - Jean e Daniel (Sertanejo)
 
O que: 4ª Festa do Caranguejo
Quando: 3,4 e 5 de fevereiro
Onde: Porto do João Arriola, Centro de Araquari – ás margens do rio Paraty.
 
Contato Imprensa: 
Jaqueline Ronsani
Gerente de Comunicação
(47) 3447 7838 | (47) 8462 5506
comunicacao@araquari.sc.gov.br
 
Download das fotos em alta resolução
Carregando